Truques com marca-textos para organizar seus estudos

É impossível discordar: marca-texto é um dos itens de papelaria mais maravilhoso que existe.

Isso porque, além de ser prazeroso deslizar aquela ponta curvadinha pelo papel, é muito simples de usar e deixa o material de estudo super organizado e estiloso!

Há muitos anos, o marca-texto tinha uma única cor: amarelo neon. Mas não pense que isso era um problema. Livros e cadernos eram inteiramente marcados com eles, porque todo mundo adorava o destaque que a cor vibrante dava para as páginas brancas e sem vida.

Claro que, nos últimos tempos, todos os estilos ganharam seus representantes nesse universo.

Caso você adore o visual vibrante das cores neon, não se preocupe! Elas estão com tudo e continuam sendo as favoritas de muita gente.

Agora, se você gosta de cores mais fofas, como os tons pastéis, relaxe, pois também já ganharam seu espaço entre os marca-textos. São perfeitas para quem quer ter o material organizado e cheio de personalidade.

Falando em material, a gente preparou algumas dicas incríveis para você  se organizar para os estudos, sempre usando nossos amados marca-textos, claro!

Vamos lá?

FOCO NO ESTUDO!

1. Saiba exatamente o que você está destacando

Caso você apenas destaque trechos importantes, de forma completamente aleatória, só irão gastar tinta do marcador e tempo. Por isso, foque em pontos específicos e que você deve se lembrar mais tarde, como:

– Assunto do texto

– Nomes

– Datas

O marca-texto serve, principalmente, para fazer um resumão do material. Claro, não se esqueça de revisar tudo depois, para ver se os trechos grifados fazem sentido entre si, beleza?

2. Crie um sistema próprio

Escolha suas cores favoritas de marca-texto e crie um esquema de cores para ajudar nos estudos. Como você faz isso? Simples! Use uma única cor para cada tópico. Por exemplo:

Marca texto amarelo: títulos importantes

Marca texto azul: nomes de pessoas

Marca texto rosa: datas que você deve decorar

Mas, tente não fazer um grande arco-íris, ok? A gente sabe que todo mundo adora uma corzinha, porém se você usar três ou quatro cores, ficará mais fácil decorar o significado de cada uma. Já, se você escolher dez cores diferentes, isso pode não ser tão simples.

3. Não grife tudo

Pense com a gente: se você grifar tudo o que parece importante, é bem provável que faça isso com absolutamente todas as palavras. E, se tudo estiver grifado, então, nada está em destaque. Entendeu?

Então, foque apenas no fundamental, nas palavras-chave e em nomes próprios, por exemplo.

Sabe aquela história de que “Menos é mais”? Ela super se aplica nesse caso!

4. Leia o conteúdo antes de fazer marcações e use asteriscos

Lembra que falamos para não marcar o texto inteiro? Escolha uma cor de marca-texto e leia todo o conteúdo antes de começar a grifar alguma coisa. Sempre que houver algo que você considera importante, faça um asterisco ao lado.

Assim, no final da leitura, você pode reler esses trechos e decidir se eles realmente são tão importantes assim e se você precisa mesmo marcar cada um.

Uma bela ajuda, não é mesmo?

ALGUMAS DICAS EXTRAS

Como adoramos esse assunto, ainda vamos te dar mais algumas dicas para organizar seus estudos com os marca-textos. Então, anote aí:

– Faça observações ao lado do material. Puxe flechas para as laterais que estão em branco, escreva comentários importantes e grife com um marca-texto. Assim, você cria suas próprias notas e lembretes.

– Grife abreviações e coloque manualmente seus significados nas laterais. Claro, usando a mesma cor do marca-texto para associar as duas coisas.

– Marca-texto não serve apenas para grifar. Você também pode fazer flechas, pontinhos, linhas e o que mais sua criatividade permitir. Vale qualquer coisa para facilitar seus estudos.

Se você já é fã dos marca-textos ou vai entrar nesse universo super colorido agora, venha conhecer nossos produtos! Você vai amar!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *