6 dicas para trabalhar com EVA

O artesanato é uma arte fascinante, que além de ser linda, garante a fonte de renda de diversos artistas pelo mundo. Mas, para deixar o trabalho mais eficiente e rápido é importante conhecer bem o material que se trabalha. Então neste texto, vamos dar algumas dicas para manusear o EVA.

O EVA é uma espuma vinílica acetinada, daí que saiu o nome. Falando de maneira mais simples, é uma borracha extremamente versátil, que possibilita o artista trabalhar de maneiras diferentes. Esse é um dos motivos de ser tão utilizada, além disso tem um custo bem acessível, trazendo um ótimo custo-benefício. Agora, vamos às dicas!

Primeiros passos com o EVA

1 – Primeiro, é importante saber marcar bem o EVA, para que você possa cortar de maneira simples e rápida. Para isso, você pode utilizar uma agulha sem ponta, um palito de churrasco ou uma caneta sem tinta. Qualquer objeto que tenha uma ponta não muito fina pode ser utilizado.

2 – Dando continuidade à primeira dica, é muito importante saber como cortar o EVA, para que não danifique o material, tornando-o inutilizável. O estilete é muito usado em peças maiores de difícil manuseio. Com a ajuda de uma régua, é possível fazer cortes perfeitos.

Se a peça for menor, uma tesoura grande já é o bastante. Para deixar o corte mais certo, deslize o EVA sobre a tesoura mas, tome muito cuidado com tesouras cegas, pois podem deixar o material todo “mastigado”, estragando a peça.

3 – Essa é uma das dicas mais importante para quem trabalha com EVA: como colar? Muitos artistas tentam colar com cola branca, ou até a Super Bonder. Não faça isso nunca!

Para colar o EVA, utilize a cola instantânea Multiuso da Compactor que garante um acabamento mais bonito de maneira fácil. Se você estiver com pressa para entregar um trabalho é melhor utilizá-la.

4 – Depois de finalizar o seu trabalho, é importante que você limpe os restos de cola que ficaram na arte. A acetona é a melhor opção nesses casos. Se o local for delicado ou de difícil acesso, utilize um cotonete molhado com acetona, pois assim você terá mais controle.

Pintando o EVA

5 – Depois de finalizada a primeira etapa, é hora de dar o acabamento final ao trabalho. Para os rostos de bonequinhos, animais ou qualquer ser vivo presente na arte, utilize uma caneta de ponta fina para desenhar os olhos, nariz e qualquer detalhe do tipo.

Um blush é uma ótima opção para fazer as partes rosadas de alguns animais, como um porquinho ou a barriga de um cachorrinho. A tinta de tecido é ótima para fazer um sombreamento e dar um acabamento mais profissional e artístico ao seu trabalho. A tinta acrílica também é indicada para essa mesma finalidade.

6 – Por ser extremamente versátil, não existem limites na hora de criar com o EVA. Você pode fazer desde animaizinhos, pessoas e cenários diversos como também flores em tamanho real, enfeites para a casa, painéis temáticos, máscaras e até convites para aniversários.

 

1 Comentário

  1. solange cruz de campos oliveira

    Gostei muito das explicações, pois estou pretendendo fazer lindos trabalhos com eva, já andei fazendo alguns, gosto muito de trabalhar com artesanato, faço porque gosto. mas pratica mesmo eu não tenho tanto, você deu dicas que eu não conhecia, como usar acetona para retirar o excesso de cola, usar atinta de tecido para fazer o sombreamento, achei que, o certo seria usar um giz de cera pastel, aqui onde moro nem tem nas papelarias.
    Pretendo agora estar fazendo lindos trabalhos para vender. obrigada pela você ajuda. Um abraço.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *