Compactor, a escrita brasileira.

Fundada em 1954, a Cia. de Canetas Compactor é a primeira e mais tradicional fabricante de instrumentos de escrita do Brasil. Uma empresa 100% nacional que vem prosperando década após década. Hoje, a Compactor coloca no mercado cerca de 300 milhões de produtos por ano, sendo uma das marcas mais respeitadas em seu segmento. Isso só foi possível graças ao seu pioneirismo e o compromisso irrestrito com a qualidade.

Compactor - A Escrita Brasileira

A história por trás da marca.

Compactor - 65 anos

Origens na Alemanha

O marco zero da Compactor pode ser encontrado na Alemanha, em 1933, quando o idealizador da empresa, Paul Buschle, abre seu primeiro negócio de conserto de canetas-tinteiro. Em 1934 ele inventa e desenvolve seu primeiro protótipo de caneta-tinteiro. Após anos de testes e aprimoramentos, Paul registra sua primeira patente, em 1939, dando início à produção em escala da caneta tinteiro Meteor 4 Kubik.

Em 1940 Paul Buschle é convocado a servir ao exército alemão, deixando sua esposa Gretel à frente do negócio. Três anos depois, em Junho de 1943, a pequena fábrica é totalmente destruída em por ataques aéreos.

Recomeço e nascimento da marca.

Com o encerramento da Segunda Guerra em 1945, Paul Buschle volta para casa com o objetivo de reconstruir sua oficina, mas com a economia alemã em crise o plano não segue adiante. Paul volta a consertar canetas defeituosas com o irmão mais novo Erich Buschle.

Nesta época, Paul tenta registrar a marca “Meteor” e descobre que essa já estava registrada. Procurando por outra marca que diferenciasse suas canetas tinteiro, escolhe uma combinação de duas palavras: compact (firme) + or (ouro). Nasce assim a marca Compaktor.

Evolução da marca Compactor
Caneta Esferográfica 07B Compactor

A chegada ao Brasil.

Tudo começou com a visita de Paul Bluhm, dono de uma grande Editora no Rio de Janeiro, a Frankfurt, onde conheceu a caneta tinteiro Compaktor. Em 1952, Paul e seu filho Reynaldo fazem as primeiras encomendas de canetas-tinteiro para o mercado brasileiro.

No entanto, as barreiras tarifárias para exportação de produtos para o Brasil, o sucesso da caneta e as oportunidades que surgiram com o processo de industrialização brasileiro despertaram em Reynaldo Bluhm a ideia de construir uma fábrica de canetas no Brasil. 

Em 1953, Erich Buschle, irmão mais de Paul, chega ao Rio de Janeiro e em 1954 registra em cartório a fundação da Cia. de Canetas Compactor.

Marcos do Pioneirismo

1954

Registrada em cartório a fundação da Cia. de Canetas Compactor, no município de Nova Iguaçu – RJ.

1958

Apesar de já ser a principal produtora de canetas do Brasil, a Compactor ainda não dá conta de atender todas as encomendas recebidas.

1960

Com fortes investimentos em capacidade instalada, a Compactor aumenta o volume de produção, passando a atender todo o território nacional como uma das maiores produtoras Brasileiras do setor.

1984

A Compactor cria o produto que a posicionou definitivamente como uma das principais produtoras de canetas até os dias de hoje: a esferográfica Compactor 0.7. Com isso passa a figurar com uma das principais indústrias do país e uma das líderes do segmento no Mercosul.

1991

A Compactor firma parceria com outra produtora de canetas alemã, a Schneider, passando a distribuir com exclusividade os produtos da marca no Brasil.

2016

A Compactor atinge a impressionante marca de 1 bilhão de esferográficas 07 produzidas.

2019

A Compactor inaugura sua primeira loja conceito, no Rio de Janeiro, onde é possível encontrar todo o portfólio da marca. O projeto foi concebido para promover a aproximação entre consumidores, a marca e seus produtos.

Compactor - Produtos feitos para durar

Produtos feitos para durar

Sempre apontando para o futuro, a Compactor investe pesado em inovação para desenvolver produtos que atendam os anseios de um público cada vez mais exigente. Busca, ainda, parcerias estratégicas para troca de know-how, fabricação de novos modelos e desenvolvimento de novas tecnologias produtivas. É o caso da relação com a Alemã Schneider, referência mundial em design, tecnologia e produção sustentável.

Tudo que passa pela linha de produção é auferido com os mais modernos equipamentos e sob o mais rigoroso controle de qualidade. Não é a toa que a reputação de “canetas que duram muito” vêm atravessando gerações, de norte a sul do país. Uma linha completa de produtos de escrita e papelaria, todos certificados pelos órgãos reguladores. São canetas, marcadores, lápis, lapiseiras, borrachas, apontadores, colas e muito mais. Itens indispensáveis para o dia a dia na escola, no trabalho ou em casa, e que não podem falhar no momento em que você mais precisa. Esse é o nosso compromisso!

Compactor e Educação. Sempre lado a lado.

A Compactor carrega a educação em seu DNA e a enxerga como principal instrumento para o desenvolvimento de um futuro melhor. Entendemos que cabe a nós ajudar, produzindo ferramentas, incentivando e criando meios para que crianças e jovens despertem seu interesse pelos estudos e pelo conhecimento.

Somos a primeira fábrica brasileira especializada na produção de artigos de escrita e, há mais de 60 anos, investimos no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, acessíveis e que auxiliam de forma significativa no dia a dia dos professores e alunos de todas as séries. 

Durante toda a sua história, a Compactor esteve envolvida com projetos sociais no Rio de Janeiro, na região onde a fábrica está instalada, como a construção de vila de casas para operários, escolas para crianças excepcionais entre outros trabalhos.

A Compactor acredita que essa é uma forma consistente de apoiar a educação, a disseminação do conhecimento e, consequentemente, o desenvolvimento social.

Compactor na Educação
Neo-Pen do Bem

O futuro do Brasil começa na escola!

A ação “Neo-Pen do Bem”, uma parceria entre a Compactor e o Instituto Ayrton Senna, leva aos consumidores a oportunidade de melhorar a qualidade da educação pública em todo o país. Ao comprar NEO PEN GIGANTE de 12, 24 ou 36 unidades, parte do valor arrecadado é revertida ao Instituto. Milhares de crianças e jovens poderão ter suas vidas transformadas e juntos, construímos um Brasil melhor.